quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Terceira Idade

Estamos vivendo numa sociedade em que a aparência física é “tudo”. Hoje, isso é um dos principais motivos para o adolescente ou adulto ter tanto medo de chegar a essa idade. E os outros motivos são: medo de morrer, de não poder fazer nada (mentira) e as doenças que surgirão (limitações).


Sinceramente, por que temos tanto medo da morte? É claro que não precisa ter vontade de morrer. Mas os “religiosos”, principalmente, são os que temem mais! Por que será? Isso demonstra falta de fé na religião (caso tenha).

Estudamos, lemos, pesquisamos bastante, mas jamais teremos a certeza de onde viemos e para onde vamos. Nós só sabemos que surgimos do nada e vamos para o nada.

Outro problema que presenciamos é que quando chegamos à terceira idade “paramos no tempo”. Não vivemos mais, “vegetamos”. E isso é ilógico. É nessa idade que devemos fazer mais atividades e continuar praticando o que sempre fizemos, praticar esportes, sexo, viajar, estudar, tudo mesmo.

Por mais que utilizem a desculpa de que as dores físicas aumentam, as doenças aparecem como osteoporose, mas isso não justifica ter que parar sua vida. Você terá apenas mais limitações, o que sempre tivemos e sempre vivemos sob isso, porém quando somos jovens pensamos que isso não existe. Nós dizemos: “Limites? O que é isso?”

Essa idade é muito importante e fundamental para a nossa vida, mas sofre um grande problema em alguns países, a FALTA DE RESPEITO. Nós, jovens, principalmente, não possuímos isso.

E segundo a nossa Constituição e o Estatuto do Idoso, nós somos obrigados a tratá-los com respeito e sermos solidários. O idoso tem sempre preferência em qualquer lugar e deve ser tratado de uma maneira especial, pois ele já pagou uma boa quantia de impostos durante sua vida. O art. 3° do Estatuto do Idoso diz: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito, e a convivência familiar e comunitária”.

Entretanto, nós estamos mudando isso, por exemplo, em Aracaju (SE), após algumas políticas de conscientização, mudou a maioria dos pensamentos da população em relação a ceder o lugar no ônibus para o idoso e as gestantes. Sinceramente, isso demonstra uma gentileza e obrigação perante a outra pessoa.

Daqui a alguns anos, até mesmo hoje, nós já nos perguntamos até que idade chegaremos? A gama de informações que, hoje, possuímos dá para chegar aos 110 anos com cara de 50 ou 60 anos. Isso é impressionante. Possuímos cirurgias, tratamentos de beleza (pele, cabelo) e uma nutrição avançadíssima. Então por que temos tanto medo dessa idade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário